QUEM SOMOS

O projeto CIRANDA SERTANEJA acontece no Sertão de Pernambuco, em Manari e Inajá, estão entre as mais pobres do estado e sofrem constantemente com a seca, miséria e descaso do poder público. Estão localizadas há cerca de 400 km do Recife. Por esses e outros motivos ela foi a escolhida pela equipe do projeto para as suas ações.

O Ciranda Sertaneja atua na área de educação da zona rural dos municípios, contemplando cerca de 100 crianças e jovens, além de professores e pais. O intuito é incentivar a leitura mediante atividades lúdicas, contação de histórias, oficinas, capacitações, doações de livros e material escolar e reforma de escolas. Todas essas ações são realizadas através de campanhas e viagens voluntárias em períodos pré-determinados.

Como surgiu?

Esse projeto, coordenado por Talita (Turísmóloga), Lucélia (assistente social) e Thilaine arquiteta), surgiu em 2015 após três anos atuando como voluntárias em atividades no sertão de Pernambuco.

A Talita ainda teve a oportunidade de fazer trabalho voluntário na África auxiliando cerca e 300 empreendedores na maior favela urbana deste continente e também de conhecer outra realidade. Ela adquiriu bastante experiência diante de tudo que viu e decidiu seguir um sonho: construir seu próprio projeto.

Diante da grande inquietude com a baixa qualidade do ensino e precariedade do nível de leitura das crianças e jovens da localidade, decidimos criar algo para melhorar a realidade de uma pequena área do sertão que possui uma população guerreira e cheia de fé, mas sem muitas oportunidades. O projeto tem o objetivo de melhorar o nível de leitura de crianças e jovens de 6 a 15 anos da zona rural do município de Manari no sertão de Pernambuco.

Arregaçamos as mangas e em maio de 2015 elaboramos um planejamento para levar atividades lúdicas para as crianças e professores através da contação de histórias, oficinas de leitura e doação de livros. Além disso, futuramente, nossa meta é construir um espaço multiuso que possa ter biblioteca, salão de eventos e quadra poliesportiva.

Nossa Missão:

Potencializar o gosto pela leitura e incentivar a educação de crianças de 5 a 15 de anos da zona rural do município de Manari no sertão de Pernambuco.

Nossa Visão:

Transformar crianças e jovens sertanejos em cidadãos capazes de serem protagonistas de sua história.

Nossos Valores:

Amor;

Respeito;

Solidariedade;

Protagonismo.