Preconceito, uma palavra

Preconceito, uma palavra

Oi pessoal, hoje vamos falar de um outro assunto sério, a intensificação de alguns significados de palavras. No último post, conversamos sobre diversidade e como tratar desse tema com as crianças, como uma crítica ao termo “Somos todos iguais”. Hoje vamos completar o tema e nos aprofundar em outros termos que estão sendo repetidos em diversos lugares.

A importância de falarmos disso vem do entendimento dos termos para as crianças e a dúvida de como explicar literalmente esses assuntos. Entendendo que a criança não olha de forma filosófica para a maioria das palavras que chegam aos seus ouvidinhos precisamos passar para elas a explicação clara do significado de cada uma.

O que é preconceito?

Em um contexto geral podemos dizer que preconceito é qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico, seja, qualquer ideia ou julgamento preconcebida à respeito de uma pessoa, um povo ou algo.

O preconceito é uma palavra muito forte e possui um significado simples, mas intensificado pelas pessoas da atualidade. Não é o “preconceito” que machuca pessoas, é a discriminação, o racismo, a homofobia... o fato desses termos, em maioria, serem parte de processos de preconceito não significa que o preconceito (como um julgamento ou ideia concebido sem exame crítico) seja o monstro da situação. Sabemos disso por vermos diversas pessoas, mesmo com um exame crítico sobre os discriminados, pendem para a crítica maldosa.

Logo, existem diversos tipos de preconceito. O Preconceito racial, o preconceito contra homossexuais, contra deficientes, mas também existem os preconceitos sobre os sabores de uma fruta, o preconceito sobre cores de roupas. O que vale explicar para as pessoas é que não podemos chamar alguém de preconceituoso quando pensamos em apontar o Racismo, ou a Homofobia. Vamos chamar o racista de racista.

Isso é importante para uma criança, o sentido verdadeiro das palavras. Não use abreviações na frase quando se substitui o Preconceito Racial por Preconceito. Explique o sentido da palavra, e porque o termo Preconceito Racial existe, assim como o racismo. As crianças precisam desse aprendizado para evitarmos o PRECONCEITO, sendo VOCÊ a pessoa que irá fazer com que elas não tirem conclusões antes de analisarem algo.

Então se queremos combater o Preconceito, vamos começar com o significado dos termos. As pessoas saberão utilizar esse mesmo pensamento com outras palavras e assim evitarem uma generalização de preconceitos.

Sobre os que não prejudicam a sociedade, alguns chamam de prejulgamento, uma boa saída para determinadas situações, mas não se prejulga sem "preconceituar".

Mas uma coisa é certa, não podemos ser preconceituosos com ninguém.

Vamos refletir e conversar sobre isso.