No Clima da Olimpíadas

No Clima da Olimpíadas

E aí, tudo bem com vocês?

Hoje venho bater um papo com vocês sobre o momento histórico que nosso país está vivendo. Estamos sediando a Olimpíada Rio 2016, realizada no Rio de Janeiro. Um evento com muita simbologia e a união de vários povos. O legado vai muito além do esporte, o evento deixa não só para o Rio de Janeiro, mas para todo Brasil, em diversas áreas, -incluindo educação, cultura e sustentabilidade.

Agora, você sabe se deu origem os jogos? Quais os países que disputam? E quais modalidades realizadas?

Pois bem... Com origem na Grécia Antiga, 2.500 a.C. para homenagear os deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Mas, somente, em 776 a.C. aconteceram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de maneira organizada e com participação de atletas de várias cidades-estados.

Já na Era Moderna, em 1896, os jogos Olímpicos foram retomados em Atenas, por iniciativa do Francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Naquele ano, participaram 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

E o nosso país está vivendo os Jogos Olímpicos, na cidade do Rio de janeiro, a chamada, Rio 2016. A primeira edição dos Jogos Olímpicos da América do sul. Com mais de 200 países competindo em 42 modalidades Olímpicas entre atletismo, basquetebol, boxe, ciclismo, ginástica, natação, voleibol; 306 provas valendo medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas, para a gente vibrar bastante. Estão sendo distribuídas 2.102 medalhas para os atletas, entre ouro, prata e bronze, disputadas por mais de 11 mil atletas.

Espero ter ajudado nessa dúvida. Vamos ver os jogos, que estão passando na TV. Vamos aproveitar, vibrar e se orgulhar da nossa Olimpíada, que já está acabando. Até mais!