Ensinando a aprender

Ensinando a aprender

Oi pessoal, tudo bem?  

Estava aqui pensando, como ensinar uma criança a aprender? Essa pergunta parece um pouco complexa, porque para cada criança pode existir uma forma de aprender diferente, e nem sempre conseguimos observar isso. Mas existe uma coisa que todas as crianças gostam de ouvir... os motivos.  

Quando meus pais me mandavam fazer algo eu dizia sempre a mesma coisa Por que? Quando me explicavam a visão sobre aquela ação era diferente,  eu poderia simplesmente ir fazer porque agora eu sabia os motivos de ter de fazer, mas quando eles não me explicavam eu não dava valor aquilo que tinha de fazer e por isso esperneava e chorava, tudo para não completar a tarefa que pra mim só seria um problema. Claro que tinha dias que eu estava realmente chateada com tudo e não queria conversa, mas isso podia ser rapidamente resolvido com motivos, vou explicar o que quero dizer.  

Não sei se vocês já pararam pra notar que tudo o que fazemos é para resolver algum problema, algum questionamento, saciar algum desejo. Isso acontece em todas as nossas ações, e para que consigamos agir de forma proveitosa os motivos da ação precisam ser bem atraentes, como por exemplo o banho de uma criança. 

Certa vez vi um de meus coleguinhas chorando para não ir tomar banho, porque o banho para ele, naquele momento, seria um atrapalho, ele teria que parar de brincar para tomar um banho e isso não era legal. Ele chorou, chorou, gritou enquanto a sua mãe tentava, a força, retirar as suas roupas para colocá-lo debaixo do chuveiro. Uma coisa curiosa é que ele dava pequenos sorrisos enquanto ela tentava, com raiva, retirar as suas roupas, isso porque ele estava tornando aquela briga uma brincadeira, mas ainda assim não queria tomar banho. Para resolver esse problema foi algo simples, seu pai chegou vendo a cena e o chamou para uma conversa, em seu ouvido ele susurrou algumas ideias. Meu coleguinha saiu correndo para tomar banho, retirou as roupas sozinho e não queria mais conversas, parecia que o banho era sua prioridade. O que aconteceu? 

O pai simplesmente deu motivos mais legais para ele tomar banho, afinal seu filho não estava preocupado com sua higiene ele nem sabia o que era isso. Então ele disse vá no banheiro, encha aquele balde com água e mexa a água com seu braço, você vai descobrir o redemoinho isso fez com que a criança não pensasse duas vezes, o redemoinho agora era o seu motivo maior para entrar no banheiro, e o motivo se tornou a descoberta, e não existe nenhuma forma melhor de ensinar do que quando você induz a descoberta. 

Não é só dizer o significado das coisas, não só passar um conteúdo é mostrar como a criança pode descobrir sozinho. Vamos tentar fazer como aquele pai e motivar todos! 

Vamos refletir, deixe sua historinha de descoberta ai nos comentários!